Pesquise

quinta-feira, 14 de junho de 2012


A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta fundada por Bahá'u'lláh, um nobre persa que viveu no século XIX. Os seus ensinamentos enfatizam a unidade da humanidade, e consideram que os fundadores das grandes religiões mundiais são Mensageiros Divinos, que trouxeram ensinamentos adequados às necessidades e maturidade de diversos povos, em diferentes momentos da sua história. Entre estes Mensageiros - designados como "Manifestantes de Deus" - encontram-se Krishna, Buda, Abraão, Moisés, Zoroastro, Cristo, Maomé, e mais recentemente o Báb e Bahá'u'lláh.

Os seguidores da religião Bahá’í são conhecidos como "Bahá’ís". Esta palavra deriva do árabe "Bahá", que significa "glória" ou "esplendor".


DEUS

As Escrituras Bahá'ís mencionam diversos atributos de Deus: Único, Inacessível, Omnisciente, Omnipotente, Imperecível, Todo-Geneoso, etc. Deus e a criação são considerados eternos, sem princípio nem fim. Apesar de ser inacessível, Deus tem consciência da Sua criação, transmitindo-lhe a Sua vontade e propósito através dos Seus Manifestantes.

Os ensinamentos Bahá'ís declaram que Deus é demasiado grande para que os seres humanos O possam compreender, ou obter dele uma mensagem correcta e completa. Desta forma, considera-se que a única forma para conhecer Deus é através dos Seus Mensageiros.

A RELIGIÃO

O conceito Bahá’í de Revelação Progressiva baseia-se na aceitação da validade da maioria das grandes religiões mundiais, cujos fundadores são considerados Mensageiros de Deus. Ao longo da história da humanidade, têm surgido diversos Manifestantes de Deus, que fundaram religiões com leis e ensinamentos adequados à maturidade e necessidades de diferentes povos. Nessas religiões encontramos princípios e valores que são comuns (exemplo: o amor ao próximo, o respeito pelos pais) e que nunca são alterados; também encontramos ensinamentos de carácter social específicos (exemplo: restrições alimentares ou o divórcio) que podem não existir noutras religiões ou vir a ser revogados por outro Manifestante de Deus.

Os Bahá'ís consideram que o processo de revelação progressiva não terá fim, considerando que Bahá'u'lláh não é o último dos Manifestantes, mas apenas o mais recente.

Por vezes, a religião Bahá'í é erradamente considerada como um sincretismo (uma mistura de diversas crenças religiosas). Na verdade, a Fé Bahá'í possui as suas próprias escrituras, ensinamentos, leis, administração e história. Os seus ensinamentos não são derivados de nenhuma outra instituição religiosa, social ou filosófica, mas foram revelados por Bahá'u'lláh.

O SER HUMANO

As Escrituras Baha’is consideram que o ser humano possui uma alma racional, e que isso lhe confere a capacidade única de reconhecer o seu Criador e compreender a relação da humanidade com Deus. Considera-se que todos os seres humanos têm o Dever de reconhecer Deus através dos Seus Manifestantes, e obedecer aos seus ensinamentos. Através do reconhecimento e obediência aos Manifestantes de Deus, serviço à humanidade e oração regular, o indivíduo consegue desenvolver as suas potencialidades espirituais.

Quando uma pessoa morre, a alma entra num novo mundo onde o desenvolvimento espiritual conseguido durante a existência no mundo material se torna a base dessa nova etapa da sua existência.

UNIDADE DA HUMANIDADE

O ensinamento principal de Bahá'u'lláh pode resumir-se na frase "A terra é um só país e a humanidade os seus cidadãos". Na verdade, chegou o momento de unificação da grande família humana e construção de uma sociedade global. Segundo Bahá'u'lláh, preconceitos raciais, sociais, religiosos e nacionalistas devem ser postos de lado de forma a conseguirmos transformar-nos numa civilização global.

Uma das tarefas da Comunidade Bahá’í é demonstrar que a unidade da humanidade não é uma utopia mas um objectivo viável. Apesar de contar apenas com seis milhões de crentes em todo o mundo, os seus membros provêem de praticamente todas as nações, grupos étnicos e culturas da Terra; a unidade existente entre os Bahá’ís são uma demonstração do efeito prático dos ensinamentos de Bahá’u’lláh.

Este processo de unificação da família humana pode ser comparado a uma processo de amadurecimento global de toda a humanidade. Após uma infância e adolescência agitada, aproximamo-nos da idade adulta.


OUTROS PRINCÍPIOS BÁSICOS

Bahá'u'lláh ensinou que existe apenas um único Deus, e que Ele tem enviado sucessivos Profetas (os fundadores das grandes religiões mundiais) com ensinamentos adequados à necessidade, capacidade e maturidade dos povos de cada época. A influência destes Mensageiros Divinos tem sido uma força civilizadora ao longo da história da humanidade.

Nos ensinamentos de Bahá'u'lláh existem outros princípios que merecem destaque:
  • O abandono de todas as formas de preconceito;
  • A igualdade de oportunidade entre homens e mulheres;
  • O reconhecimento da unidade e relatividade da verdade religiosa;
  • A eliminação dos extremos de pobreza e de riqueza;
  • A obrigatoriedade de educação para todas as crianças;
  • A livre e independente pesquisa da verdade;
  • O estabelecimento de uma comunidade mundial de nações;
  • A harmonia entre ciência e religião;
  • A adopção de uma língua auxiliar internacional.

O que é ser Bahá’í?

À pergunta “O que é ser Bahá’í?” cada crente tem a sua resposta; cada um de nós pode expressar à sua maneira o que é o seu ideal de vida Bahá’í. A resposta mais correcta talvez se encontre no seguinte excerto das escrituras de Bahá'u'lláh:
Sê generoso na prosperidade e grato no infortúnio.
Sê digno da confiança de teu próximo e dirige-lhe um olhar afectuoso e acolhedor.
Sê um tesouro para o pobre, uma advertência para o rico, uma resposta ao pranto do necessitado, e preserva a santidade das tuas promessa.
Sê recto no teu julgamento e comedido nas tuas palavras. Com ninguém sejas injusto e a todos mostrai brandura.
Sê como uma lâmpada para os que caminham nas trevas, um consolo para o triste, um mar para o sedento, um refúgio para o abatido, um sustentáculo e defensor da vítima da opressão. Que a integridade e a rectidão marquem todos os teus actos.
Sê um lar para o forasteiro, um bálsamo para o sofredor, fortaleza para o fugitivo.
Sê os olhos para os cegos e farol para os pés dos que se perdem.
Sê um adorno na face da verdade; uma coroa na fronte da fidelidade; um pilar no templo da rectidão; um sopro de vida no corpo da humanidade; um estandarte das hostes da justiça; uma estrela sobre o horizonte da virtude; uma gota de orvalho no solo do coração humano; uma arca no oceano do conhecimento; um sol no céu da generosidade; uma jóia no diadema da sabedoria; uma luz radiante no firmamento de tua geração; um fruto na árvore da humanidade.
A Fé Bahá’í é uma religião monoteísta fundada por Bahá'u'lláh, um nobre persa que viveu no século XIX. Os seus ensinamentos enfatizam a unidade da humanidade, e consideram que os fundadores das grandes religiões mundiais são Mensageiros Divinos, que trouxeram ensinamentos adequados às necessidades e maturidade de diversos povos, em diferentes momentos da sua história. Entre estes Mensageiros - designados como "Manifestantes de Deus" - encontram-se Krishna, Buda, Abraão, Moisés, Zoroastro, Cristo, Maomé, e mais recentemente o Báb e Bahá'u'lláh.

Os seguidores da religião Bahá’í são conhecidos como "Bahá’ís". Esta palavra deriva do árabe "Bahá", que significa "glória" ou "esplendor".

FONTE:povodebaha.com
POSTADO:por Rafaela Cristina 6 B

Nenhum comentário:

Postar um comentário