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quinta-feira, 28 de junho de 2012

MINAS AULAS



Artes
artes se uma matéria que serve pra nos aprendermos mais sobre coisa que nos nunca ouvimos falar por um exemplo as mandalas.
As mandalas são desenhos que aí nossa professora passa pra gente colorir .se uma mistura de de imagens com desenhos ,formas,flores.
Cada mandala representa uma coisa.







Tambem sobre os pintores e suas obras de arte.
Significado de mandala
a palavra tibetana para “mandala” ,dkyil-khor,significa literalmente “aquilo que circunda um centro” um “centro” e, aqui , um significado e “aquilo que o circunda”-mandala-e um simbolo redondo que representa o significado . No entanto ,nem todas as mandalas são redondas .
Há muitos tipos de mandalas,usadas para varias finalidades nas praticas budistas do sutra e do tantrismos agora examinar alguns feles.

EDUCAÇÃO FISICA: PENSANDO SOBRE


Educação física eu uma matéria muito legal nela eu aprendo a fazer muitos
esportes como xadrez, volei ,handebol futebol,queimada ,tem varios tipos de,
como queimada xadres quatro contos ,esse mês estamos aprendendo vólei queimada
meu professor e muito da hora e gente boa de rocha eu gosto muito de jogar
Educação física e como uma matéria qualquer como utra matéria.
Eu e meus amigos adoramos essa aula, fazemos de tudo para ir para a
quadra,quando o professor Junior lionidas leva a sala pra quadra todo mundo
brinca ;més passado ajunte estava aprendo xadres foi muito ruim ,eu não gostei
mais alguns nerds gostaram mas maioria da sala não gostou mas todo mundo
eu adoro jogar bola eu e meus amigos da sala .
Eu Brendow e a Millena estamos no blog custando para escrever essa aula é
muito legal .
Eu e a Millena tambem gostamo de artes que tambem é uma matéria muito legal que nos colorimos e desenhamos muito nos aprendemos a colorir mandalas e que é uma atividade muito legal hoje as 14;40 e ea millena estamos no blog escrevendo esse texto no dia 28 do 06 de 2012 agora vamos falar de geografia uma matéria muito boa o professor se bem legal ele faz umas coisar bem legais que a maioria e para fazer mapas que eu não gosto de fazer historia a professorra e gente boa mas eu não gosto muito de ficar nas aulas dela por que as aulas dela e no primeiro horario eu durmo na na aula dela na aula de inglês eu Millena faço praticamente tudo na aula do professor francisco de ingles ele e muito gente boa e passa uma boa atividades pra nos fazermos intao eu Millena gosto de odas as materias exclusivamente de educaçao fisica XD................................................

CIENCIAS


Ciência

Em ciência nos aprende sobre as plantas, algas,animais,frutas,vegetais,As algas são plantas aquáticas elas são parecidas como fita e folhas as algas não tem raiz o seu corpo echamado de talo, e possuem clorofila,que e um pigmento verde.As plantas que vivem em ambiente terrestre .as mais conhecidas delas são musgoo grande problema para uma planta na terra é consegui água para poder viver como não chove todo dia e obi ter água do solo .E tiram a água pela raiz e leva a água atefolha . as plantas verde que formam os musgos podem ser masculino ou femininasas diferenças entre elas são apenas microscópicas , mas uma produz célula produtoramasculina e a outra,células reprodutoras femininas.
Os animais vertebrado constituem-se nos animais de maior tamanho e são os mais conhecidos pelo serhumano possuem como característica básica a presença de uma coluna vertebral , que é um eixo sobre o qual se distribui o corpo.Existem plantas , algumas até dentro das casas ,que possuem composto químicos capazesde ocasionar intoxicações e mesmo morte em pessoas e animais. Plantas de caule verde
com folhas manchadas de brancos, amarelo ou verde­ - claro . se uma pessoa ou um animalacidentalmente ingerir um pedaço de comigo ninguém pode, terá reação alérgica com edemade glote. A grande parece queimar e ficar inchada por dentro. Isso pode acarretar mortepor asfixia. O tratamento emergência consiste na aplicação de antialérgico. Corpo de leiteO corpo de leite é uma planta com folhas grandes e flores recobertas por uma folhamodificada .

Falando das aulas


ARTES
Artes eu uma matéria muito legal . Em artes no inicio do ano estudei sobre pesquisas de pintores,desenhistas e outro . Agora estou estudando muito sobre mandalas a professora nos da vários tipos de mandalas para nos colorirmos ela já passo vários m rabalhos para para ajeite pesquisar sobre mandalas . De acordo com oque eu já pesquisei sobre mandalas tem vários tipos de mandalas a mais comum e aí redonda mas também tem madalas quadradas dentro das formas aí fários tipos de formas geométricas como: triangulo,circulo,cone,quadrado,retângulo se outros . A professora costuma pedir para a gente colorir com cores bem fortes pra destacar. Não só na minha escoa mas como no mendo todo a vários outros tipos de mandalas.

MATEMATICA


Em matemática aprendi potenciação,fração .

PORTUGUES

Em português estou aprendendo sobre sujeito simples,contrapropostos,indeterminado,sem sujeito.


CIENCIAS

Em ciências estou aprendendo sobre nascentes,córregos e bicas.


GEOGRAFIA


Em geografia estou aprendendo sobre relevos ,mapas e outros.



FORMAÇÃO HUMANA

Em formação humana estou aprendendo sobre religiões e dentro das religiões entram o politeismo,ateísmo,monoteísmo se outros.


IGLES


Em inglês estou aprendendo sobre verbos e outros.


MINHAS AULAS DE EDUCAÇÕA FISICA


EDUCAÇÃO FISICA
EU E MEUS AMIGOS ADORAMOS EDUCAÇÃO FISICA. EDUCAÇÃO
FISICA É DA HORA,EU APRENDO NELA VARIAS COISAS COMO
VOLEI ,HANDEBOL,XADREZ FUTEBOL,QUEIMADA E Á VARIOS TIPOS DE QUEIMADAS.
EU E MEUS AMIGOS ADORAMOS ESSA AULA NÓS FAZEMOS DE TUDO PARA
IR PARA A QUADRA .
ESSA É UMA MATERIA COMO QUELQUER OUTRA.ELA É DIVERTIDA,AGITADA. EDUCAÇÃO FISICA E UMA AULA DIVERTIDA QUE TODO MUNDO GOSTA...

ARTES
ARTES É UMA MATERIA MUITO LEGAL PRINCIPALMENTE
EU QUE ADORO COLORIR ,NÃO GOSTO MUITO DE DESENHAR.NOCOMESSO
DO ANO ESTUDEI SOBRE DESENHISTA,PINTORES E OUTROS.AGORA ESTOU ESTUDANDO SOBRE MANDALAS,E A VARIOS TIPOS DE MANDALAS.
A MANDALAS REDONDAS E QUADRADA, A TAMBEM COM FIGURAS
GEOMETRICAS COMO:RETANGULO,QUADRADO,CIRCULO,RETANGULO,CONE.

MATEMATICA
ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE POTENCIAÇÃO E NUMEROS INTEIROS.E É MUITO DIFICIO!

PORTUGUES
ESTAMOS APRENDENDO EM PIORTUGUES SOBRE SUJETOS:SIMPLES,COMPOSTO,OCULTO,INDETERMINADO E SEM SUJEITO.

CIENCIAS
NÓS ESTAMOS APRENDENDO SOBRE NASCENTE,CORREGOS E CADEIAS ALIMENTARES

GEOGRAFIA
EM GEOGRAFIAS ESTOU APRENDENDO SOBRE RELEVOS MAPAS E OUTROS..

FORMAÇÃO HMANA
ESTOU APRENDENDO EM FORMAÇÃO HUMANA AS RELIGIOES:POLOTEISMO,
MONOTEISMA ATEISMO E OUTROS

EDUCAÇÃO FISICA
EU E MEUS AMIGOS ADORAMOS EDUCAÇÃO FISICA. EDUCAÇÃO
FISICA É DA HORA,EU APRENDO NELA VARIAS COISAS COMO
VOLEI ,HANDEBOL,XADREZ FUTEBOL,QUEIMADA E Á VARIOS TIPOS DE QUEIMADAS.
EU E MEUS AMIGOS ADORAMOS ESSA AULA NÓS FAZEMOS DE TUDO PARA
IR PARA A QUADRA .
ESSA É UMA MATERIA COMO QUELQUER OUTRA.ELA É DIVERTIDA,AGITADA. EDUCAÇÃO FISICA E UMA AULA DIVERTIDA QUE TODO MUNDO GOSTA...

ARTES
ARTES É UMA MATERIA MUITO LEGAL PRINCIPALMENTE
EU QUE ADORO COLORIR ,NÃO GOSTO MUITO DE DESENHAR.NOCOMESSO
DO ANO ESTUDEI SOBRE DESENHISTA,PINTORES E OUTROS.AGORA ESTOU ESTUDANDO SOBRE MANDALAS,E A VARIOS TIPOS DE MANDALAS.
A MANDALAS REDONDAS E QUADRADA, A TAMBEM COM FIGURAS
GEOMETRICAS COMO:RETANGULO,QUADRADO,CIRCULO,RETANGULO,CONE.

MATEMATICA
ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE POTENCIAÇÃO E NUMEROS INTEIROS.E É MUITO DIFICIO!

PORTUGUES
ESTAMOS APRENDENDO EM PIORTUGUES SOBRE SUJETOS:SIMPLES,COMPOSTO,OCULTO,INDETERMINADO E SEM SUJEITO.

CIENCIAS
NÓS ESTAMOS APRENDENDO SOBRE NASCENTE,CORREGOS E CADEIAS ALIMENTARES

GEOGRAFIA
EM GEOGRAFIAS ESTOU APRENDENDO SOBRE RELEVOS MAPAS E OUTROS..

FORMAÇÃO HMANA
ESTOU APRENDENDO EM FORMAÇÃO HUMANA AS RELIGIOES:POLOTEISMO,
MONOTEISMA ATEISMO E OUTROS
EDUCAÇÃO FISICA
EU E MEUS AMIGOS ADORAMOS EDUCAÇÃO FISICA. EDUCAÇÃO
FISICA É DA HORA,EU APRENDO NELA VARIAS COISAS COMO
VOLEI ,HANDEBOL,XADREZ FUTEBOL,QUEIMADA E Á VARIOS TIPOS DE QUEIMADAS.
EU E MEUS AMIGOS ADORAMOS ESSA AULA NÓS FAZEMOS DE TUDO PARA
IR PARA A QUADRA .
ESSA É UMA MATERIA COMO QUELQUER OUTRA.ELA É DIVERTIDA,AGITADA. EDUCAÇÃO FISICA E UMA AULA DIVERTIDA QUE TODO MUNDO GOSTA...

ARTES
ARTES É UMA MATERIA MUITO LEGAL PRINCIPALMENTE
EU QUE ADORO COLORIR ,NÃO GOSTO MUITO DE DESENHAR.NOCOMESSO
DO ANO ESTUDEI SOBRE DESENHISTA,PINTORES E OUTROS.AGORA ESTOU ESTUDANDO SOBRE MANDALAS,E A VARIOS TIPOS DE MANDALAS.
A MANDALAS REDONDAS E QUADRADA, A TAMBEM COM FIGURAS
GEOMETRICAS COMO:RETANGULO,QUADRADO,CIRCULO,RETANGULO,CONE.

MATEMATICA
ESTAMOS ESTUDANDO SOBRE POTENCIAÇÃO E NUMEROS INTEIROS.E É MUITO DIFICIO!

PORTUGUES
ESTAMOS APRENDENDO EM PIORTUGUES SOBRE SUJETOS:SIMPLES,COMPOSTO,OCULTO,INDETERMINADO E SEM SUJEITO.

CIENCIAS
NÓS ESTAMOS APRENDENDO SOBRE NASCENTE,CORREGOS E CADEIAS ALIMENTARES

GEOGRAFIA
EM GEOGRAFIAS ESTOU APRENDENDO SOBRE RELEVOS MAPAS E OUTROS..

FORMAÇÃO HMANA
ESTOU APRENDENDO EM FORMAÇÃO HUMANA AS RELIGIOES:POLOTEISMO,
MONOTEISMA ATEISMO E OUTROS


O panteísmo


                                            O Panteísmo


O panteísmo é a crença de que o universo ou a natureza e deus são idênticos. Sendo assim , os adeptos dessa posição os panteístas ,não acreditam num deus pessoal , antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan que significa tudo e theos que significa deus. Embora existam divergências dentro do panteísmo ,as ideias centrais dizem que deus é encontrado em todo o cosmos como uma unidade abrangente. O panteísmo tende a divinizar os elementos da natureza, referindo-se á própria natureza por deus.

No panteísmo , teus tem tamanho igual ao universo. No panteísmo deus esta dento do Universo, mas Existe também fora dele.
Contudo , o panteísta não vê a Ciência de maneira diversa de um ateu , não atribuindo a nenhum tipo de divindade fatos como a origem do universo , da vida e da especie humana. Deus , no panteísmo é todo o universo. O seu templo é qualquer lugar a lei é a das ciências naturais, a lei natural.



Ana Luiza, Isabela Giovanna, Vitória Márcia , Marcela Sliva , Andressa Rabelo e Sâmela Lorrane.


EDUCAÇAO FISICA

Educação física
No jogo são 2torres,2cavalos,2 bispos , 1dama e 1 rei e o resto pião
Aprendemos em educação física aí queimada xadreza.
O objetivo é queimar o rei e aaí dama do jogo.
Ninguém pode falar quem és aí dama se quem és o rei do jogo .
Quando o rei ou a dama é queimada a torre tem que se deixar quemar para salvar o rei ou a dama.
E depois o jogo segue normalmente igual a queimada normal.
Quando a torre é queimada sem o rei a a dama estarem no cruza a torre da uma dica do rei ou da dama .
  • Não pode dar dica errada .
  • Não pode invadir o campo adiversario.

CIENCIAS


Ciências:
ciências e uma matéria que nos,os seres humanos estudamos...ciências faz parte de nossa vida,ninguém pode perceber isso mas se não existisse a ciência nós não poderíamos na verdade fazer nada alem de estudarmos, porque se não existisse ciência o que seria de nos?
Então você já parou pra pensar onde nos iríamos sem a ciência?
È claro que agente vamos para um lugar muito melhor
porque deus pode levar nos para um lugar imaginário onde só entra paz,alegria,humildade e etc...
então se pelo menos agente cuidar-se da natureza nos seriamos muito mais cuidadoso da ciência....
Mas se agente pudesse pelo menos por querer nosso
mundo não seria assim como e hoje...muitas pessoas podem desconcordar do que eu falei.
Mas não se preocupem porque e a mais pura verdade
Para mim 27%da nossa comunidade(O Mundo todo)tem a chance de mudar totalmente...Nosso mundo esta repleto de violências e mortes....
A ciência não só pode mudar um pouco de nossa vida como pode também mudar um pouco da vontade do mundo.
Mas porque vocês não pare e pense um pouco...Só para raciocinar nosso mundo como esta.
Se a ciência pudesse mudar o mundo,O mundo todo já estava mudado há muito tempo sem pensar 2x...
Se vocês acham isso certo pare e pense e veja o que você pode fazer para melhorar mais o nosso mundo










materias


Educação física
Nos já a predemos varias coisas como jogar voile futsal xadrez handebol farias queimada
regras do voile
(Não pode sair da quadra circulada)
(Quando for sacar não pode pisar na linha)
(Não poder completa os saque do seu time)
(não pode dar mais 3 toque na bola etc .)

As regras do futsal

(Não pode coloca a 1 mão na bola toma cartão amarelo e ,e lateral 2 mão e falta e, e carta vermelho e ,e falta 3 mão e pênalti)
(Carrinho e dependemo da situação e amarelo a te as vês e vermelho etc)
As regra de handebol
(não pode entra na área )
(Quando você for arre mesa não pode entra na área )


artes
Nos colorimos muitas mandalas de vários coisa de vários formato
e forma nos já colorimos bastante que ate doí quando eu falo,
nos já desenhamos vaso e quadro de autor diferente coisa eu gosto muito de arte e outra coisa
Alejandro turma 6c

Religiões Monoteístas


RELIGIÕES MONOTEÍSTAS

CRISTIANISMO:e uma religião abraâmica monoteísmo centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentado no Novo Testamento. A fé cristã acredita essencialmente em Jesus como o Cristo, filho de Deus, salvador e senhor.

ESPIRITISMO:é a doutrina dos que crêem que podem ser evocados os espíristismo dos mortos.È compreedido como uma doutrina de cunho filosófico-religioso voltada para aperfeiçoamento moral do homem, que acredita na possibilidade de comunicação com os esperítos através de médiuns

O MONOTEÍSMO : é a crença na existência de apenas um só Deus. Diferente do polieísmo que conceitua a natureza de vários deuses, como também diferencia-se do henoteísmo por este a crença preferencial em um deus reconhecido entre muitos

ISLAMISMO: é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão,um texto considerado por seus seguidores como a palavra literal de Deus.

JUDAÍSMO:é uma das treis principais religiões abramicas,definida como a religião,filosofia e modo de vida do povo judeu.Esta foi historicamente desafiada peloo caraistas ,um movimento que floresceu noperíodoo medieval.

ZOROASTRISMO:é chamado de masdaísmo ou parsismo, é uma religião monoteísta fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, eles chamavam o profeta de Zoroastro, viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

FÉ Bahá'í :é uma religião noteista fundada por Bahá'u'lláh na Pérsia do seculo XIX que enfatiza
a unidade espiritual da humanidade.

Grupo: João Victor, Lucas, Vinicius, Brendow.
Turma: 6ª c
retirado : wikipedia.org.com

E.D Fisica



Educação Fisica



Minha turma esta ultimamente praticando o handebol e o futebol. A preferencia dos meninos e futebol mas já eu gosto mais de handebol ! As regras dos dois esportes são muito simples ..


Handebol
1 : não pode dar mais de três passos com a bola na mão ( tem de ir com a mesma kikando )
2 : não pode entrar dentro da área do gol se entrar e o que chamam de 7 metros '' Penalty.
3 : se a bola encostar no pé de algum jogador e falta a falta e a favor do time adiversario

4 : na dividida com a bola não e permitido empurrar , segurar ou algo parecudo.

Futebol

1 : esse sport e mais agressivo , pois da muito confronto . Uma das regras do futebol e a falta , exemplo : não pode dar carrinho ou puxar o pé etc.

2 : as regras são mais ou menos as citadas acima mas tem o tal do tronco que muitos jogadores não aceitam pois alegam ser falta e acham ruim.

3 : tem uma outra que e a de impedimento que e quando o atacante esta atras do zagueiro e recebe a bola isso não e aceito somente se o atacante estiver do meio de campo para o lado do seu time.

4 : e outra regra e que cada jogador tem de ficar no seu lugar exemplo atacante = ataque , meio – campo = no meio do campo etc. Não e considerado falta mas o jogador e advertido pelo técnico.

5 : são essas as regras em que eu conheço , que estou ciente apesar de não esta sendo o meu esporte favorito gosto muito dele e praticava mas agora não estou o praticando nem levando tanto a serio como o handebol mas não deixa de ser um esporte muito bacana e divertido que todo mundo gosta né , bater uma bolinha com os amigos , suar a camisa um pouco etc. E isto gosto dos dois esportes pois são divertido. Acho que e só isso. FIM Mateus Carvalho 6C

quinta-feira, 21 de junho de 2012

A ORIGEM DA FESTA JUNINA

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. RAUL 6 A

Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festas juninas.
Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.
Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.
A FESTA JUNINA É A FESTA DE SÃO JOÃO COMEMORADA NO MES DE JUNHO E É UMA FESTA MUITO ALEGRE, A QUADRILHA É UMA DANÇA TIPICA DESSA EPOCA. 

ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS


Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho.
Teria algum problema os evangélicos acompanharem seus filhos em uma dessas festas juninas realizadas nas escolas, quando as crianças, vestidas a caráter (de caipirinha), dançam quadrilha e se fartam dos pratos oferecidos nessas ocasiões: cachorro-quente, pipoca, milho verde etc?”

festa junina


  • Na época da colonização do Brasil, após o ano de 1500, os portugueses introduziram em nosso país muitas características da cultura europeia, como as festa junina.
  • Mas o surgimento dessas festas foi no período pré-gregoriano, como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.
  1. Essas festas eram conhecidas como Joaninas e receberam esse nome para homenagear João Batista, primo de Jesus, que, segundo as escrituras bíblicas, gostava de batizar as pessoas, purificando-as para a vinda de Jesus.                                                                                                                       Assim, passou a ser uma comemoração da igreja católica, onde homenageiam três santos: no dia 13 a festa é para Santo Antônio; no dia 24, para São João; e no dia 29, para São Pedro.Os negros e os índios que viviam no Brasil não tiveram dificuldade em se adaptar às festas juninas, pois são muito parecidas com as de suas culturas.Aos poucos, as festas juninas foram sendo difundidas em todo o território do Brasil, mas foi no nordeste que se enraizou, tornando-se forte na nossa cultura. Nessa região, as comemorações são bem acirradas – duram um mês, e são realizados vários concursos para eleger os melhores grupos que dançam a quadrilha. Além disso, proporcionam uma grande movimentação de turistas em seus Estados, aumentando as rendas da região.  
fonte:Brasil escola
                                            ORIGEM DAS QUADRILHAS E DAS FESTAS JUNINAS

   Existem 2 explicaçoes  para o termo festa junina.A primeira explica que surgiu em funçao
das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. 
Originária das velhas danças populares das áreas rurais da Normandia e da Inglaterra, a quadrilha chega ao Brasil através dos mestres franceses Milliet e Cavalier, como uma das danças de salão preferidas pela nobreza do século XVIII e XIX.
O pesquisador Lula Gonzaga diz textualmente que a quadrilha "tornou-se uma das mais animadas danças de salão da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil durante o século XIX.
 
Esses costumes popularizaram-se de tal forma e em toda a parte, que perderam um pouco de sua pose aristocrática, saindo dos salões palacianos para ruas e clubes populares. 
Pra mim festa junina é uma comemoraçao importante e que é uma festa de Sao Joao que alegra a todos .

FONTE:sua pesquisa.com

A ORIGEM DA FESTAS JUNINAS


A Origem das Festas Juninas


Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada  na Idade Média como "festa de São João".
 

Os Evangelicos e as Festas Juninas

“Teria algum problema os evangélicos acompanharem seus filhos em uma dessas festas juninas realizadas nas escolas, quando as crianças, vestidas a caráter (de caipirinha), dançam quadrilha e se fartam dos pratos oferecidos nessas ocasiões: cachorro-quente, pipoca, milho verde etc?”.
 
Festas Juninas, Santos e Danças
O Espírito de Deus nos aconselha a não participarmos de tais tradições, nem mesmo, admirá-las. E, na condição de separados que somos, é sábio declararmos diante das trevas que anulamos em nome de Jesus Cristo, todo poder e autoridade constituída pelos homens às forças espirituais contra nossas vidas.
 
A Verdade Sobre Festas Juninas
Existe no decorrer do ano, diversas datas que são definidas como feriado, seja, municipal, estadual ou nacional. Mas, há uma questão muito séria que encontra-se por trás de alguns destes feriados, são dias santos, por conseqüência consagrado há alguma entidade venerada por multidões.



quinta-feira, 14 de junho de 2012

RELIGIOES OCIDENTAIS E ORIENTAIS

RELIGIÕES ORIENTAIS E OCIDENTAIS

Já houve muitas tentativas de classificar as religiões mundiais em Orientais e Ocidentais. Consideram-se ocidentais, o Judaísmo, o Islã e o Cristianismo, enquanto as principais religiões orientais são, o Hinduísmo, o Budismo, o Taoísmo e o Xintoísmo.
Quanto ao Cristianismo, já foi motivo de algum estudo em pesquisa anterior; estabeleçamos agora as semelhanças e/ou diferenças entre as religiões orientais e as ocidentais.
Visão histórica
Oriental: visão cíclica da história, isto é, a história se repete num ciclo eterno e o mundo dura de eternidade em eternidade.
Ocidental: visão linear da história, isto é, tem um começo e um fim; o mundo foi criado num certo ponto e um dia irá terminar.
Conceito de Deus
Oriental: o divino está presente em tudo. Ele se manifesta em muitas divindades (panteísmo), ou como uma força impessoal que permeia a tudo e a todos (panteísmo)
Ocidental: Deus é o criador; Ele é Todo-Poderoso e é único. O monoteísmo é tipicamente ocidental.
Noção de humanidade
Oriental: o homem pode alcançar a união com o Divino, mediante a iluminação súbita e o conhecimento.
Ocidental: há um abismo entre Deus e o ser humano, entre o Criador e a criatura. O grande pecado, é o homem desejar se transformar em Deus, em vez de se sujeitar à vontade de Deus.
Salvação
Oriental: a salvação é se libertar do eterno ciclo da reencarnação da alma e do curso da ação. A graça vem por meio de atos de sacrifício ou do conhecimento místico.
Ocidental: Deus redime o ser humano do pecado, julga e dá a punição. Existe a noção de vida após a morte, no céu ou no inferno.
Ética
Oriental: os ideais são a passividade e a fuga do mundo.
Ocidental: o fiel é um instrumento da ação divina e deve obedecer à vontade de Deus, abandonando o pecado e a passividade diante do mal.
Culto
Oriental: meditação, sacrifício.
Ocidental: orar, pregar, louvar.

HINDUÍSMO

O Hinduísmo é uma religião da Índia, mas tem muitos adeptos também no Nepal, em Bangladesh e no Sri Lanka. Depois de muitos anos de domínio colonial britânico, em 1947 a Índia se tornou uma república independente; um Estado secular (não religioso), com uma constituição que garantia direitos iguais para todas denominações religiosas e proibia qualquer forma de discriminação baseada em religião, raça, casta ou sexo. Hoje cerca de 80% da população da Índia é hinduísta, 10% muçulmana e 4% cristã.
Embora o Budismo tenha se originado na Índia e sob esse aspecto possa ser considerado uma religião indiana, pouco resta do budismo na Índia de hoje; ele é mais difundido no Sri Lanka e no sudeste da Ásia, também tem uma longa e importante história na China, na Coréia e no Japão. Excluindo a China, estima-se que quase 200 milhões de pessoas professam a fé budista.
Outros países asiáticos dominados pelo Islã, são a Malásia e a Indonésia. Na Filipinas, país que permaneceu colônia espanhola até o final do século XIX, predomina o catolicismo romano (cerca de 80% da população)
O que é o Hinduísmo?
Diferentemente das outras religiões mundiais (budismo, cristianismo, Islã), o hinduísmo não tem fundador, nem credo fixo, nem organização de espécie alguma. Projeta-se como a religião eterna e se caracteriza por sua imensa diversidade e pela capacidade excepcional que vem demonstrando através da história, de abranger novos modos de pensamento e expressão religiosa.
As raízes do hinduísmo, podem ser encontradas em algum ponto, entre o ano de 1500 a.C. e 200 a.C, quando os chamados arianos (isto é os nobres) começaram a subjugar o vale do Indo. As crenças dessas pessoas tinham ligação com outras religiões indo-européias, como a grega, a romana e a germânica. Sabemos disso, pelos chamados hinos védicos (da palavra Veda, ou seja conhecimento), que eram recitados por sacerdotes durante os sacrifícios a seus muitos deuses. O Livro dos Vedas, consiste em quatro coletâneas, das quais certas partes datam de cerca de 1500 a.C.
A época conhecida como período védico tardio, de 1000 a.C. até 500 a.C., marcou uma virada crucial no desenvolvimento religioso da Índia. Importância especial tiveram os Upanishads, que até hoje são os textos hinduístas mais lidos. Foram escritos sob a forma de conversas entre mestre e discípulo, e introduzem a força espiritual essencial em que se baseia todo o universo. Todos os seres vivos nasceram do Brahman, vivem no Brahman e ao morrer retornam ao Brahman.
O hinduísmo moderno compreende uma grande variedade de idéias e formas de culto. Será que os hinduístas têm alguma coisa em comum? Uma boa definição seria: as castas, as vacas e o carma.
Todas as sociedades têm várias formas de distinção e estratificação em classes, mas é difícil encontrar um país onde isso tenha sido praticado tão sistematicamente quanto na Índia. Desde os tempos antigos, sempre houve quatro classes sociais (a palavra sânscrita empregada é varna, que significa cor) :
  • Sacerdotes (brâmanes)
  • Guerreiros
  • Agricultores, comerciantes e artesãos
  • Servos
Porém, à medida que a sociedade indiana se desenvolveu, as pessoas foram sendo divididas em novas castas. No início do século XX haviam em torno de 3 mil castas.
O termo usado para casta, na Índia, é jati, que significa nascimento ou tipo, e se associa à profissões especiais. Cada casta, tem suas próprias regras de conduta e de prática religiosa, que determinam com quem a pessoa pode casar, o que pode comer, à quem pode se associar e que trabalho pode realizar. Para um brâmane, tudo o que tem a ver com as coisas corporais ou materiais, é impuro. Se ele se tornou impuro como resultado do nascimento (resultado de envolvimento com casta inferior) da morte ou do sexo, há diversas maneiras pelas quais ele pode se purificar. O método tradicional mais conhecido de purificação utiliza a água de um dos muitos rios sagrados da Índia, como o Gânges.
A vaca é um animal sagrado na Índia e é adorada durante certas festas religiosas. Isso se relaciona com um antigo culto da fertilidade; nos Vedas, há hinos à vaca, pois ela supre tudo o que é necessário para sustentar a vida; a vaca se tornou um símbolo da vida e não é permitido matá-la.
Um conceito-chave na filosofia dos Upanishads é que o homem tem uma alma imortal. Ela não envelhece quando você envelhece, ela não morre, quando você morre. Um hinduísta acredita que, depois da morte de um indivíduo, sua alma renasce numa nova criatura vivente, podendo renascer numa casta mais alta ou mais baixa, ou pode passar a habitar um animal. Há uma ordem inexorável nesse ciclo que vai de uma existência à outra, é o Carma do homem, palavra sânscrita que significa ato, e se refere a pensamentos, palavras e sentimentos, não apenas em ações físicas. O Hinduísmo não reconhece nem aceita nenhum destino cego, a responsabilidade pelo tipo de vida é sempre do homem, pois ele colherá sempre o que semeou, e automaticamente a transmigração está sujeita à lei da causa e efeito.

BUDISMO

O fundador do Budismo, foi o filho de um rajá, Sidarta Gautama (560 - 480 a.C), que viveu no nordeste da Índia. Sobre sua vida há várias histórias, mais ou menos lendárias, mas os pontos de maior destaque são os seguintes:
Príncipe Sidarta
O Príncipe Sidarta, cresceu no seio da fortuna e do luxo. O rajá ouvira uma profecia de que seu filho, ou se tornaria um poderoso governante ou tomaria o caminho oposto e abandonaria o mundo por completo. Esta última opção aconteceria se lhe fosse permitido testemunhar as carências e o sofrimento do mundo. Para evitar que isso ocorresse, o rajá tentou proteger o filho contra o mundo que ficava além das muralhas do palácio, ao mesmo tempo que o cercava de delícias e diversões. Ainda jovem, Sidarta se casou com sua prima e mantinha também um harém de lindas dançarinas.
A Virada
Aos 29 anos, Sidarta experimentou algo que haveria de ser o ponto crucial de sua vida. Apesar da proibição do pai, ele se arriscou a sair do palácio e viu, pela primeira vez, um velho, um homem doente e um cadáver em decomposição. Entretanto depois dessas impressões desanimadoras, avistou um asceta com a expressão radiante de alegria. Percebeu então, que uma vida de riqueza e prazer é uma existência vazia e sem sentido. E se perguntou: haverá alguma coisa que transcenda a velhice, a doença e a morte? Sidarta também se sentiu tomado por uma grande compaixão pela humanidade, voltou ao palácio e na mesma noite, renunciou à sua agradável vida de príncipe. Sem se despedir, abandonou esposa e filho, e partiu para uma vida de andarilho.
A Iluminação
As narrativas relatam que Sidarta, depois de uma vida de abundância, passou para o extremo oposto: os exercícios ascéticos. Obrigou-se a comer cada vez menos, até que finalmente, segundo a lenda, conseguia sobreviver com um único grão de arroz por dia. Dessa maneira ele esperava dominar o sofrimento; mas nem os exercícios de ascetismo, nem a ioga lhe deram o que procurava. Assim, ele adotou o caminho do meio, buscando a salvação por meio da meditação. E aos 35 anos, após seis anos de vida ascética, alcançou a iluminação (bodhi), enquanto estava sentado em meditação sob uma figueira, à margem de um afluente do rio Gânges. Sidarta agora se transforma num Buda, ou seja, um iluminado: alcançou a percepção de que todo o sofrimento do mundo é causado pelo desejo. É apenas suprimindo o desejo que podemos escapar de outras encarnações. No budismo isto se chama nirvana. Ele contemplou o mundo com um olhar de Buda e decidiu abrir o portão da eternidade para aqueles que o quisessem ouvir. O Buda decidira se tornar um guia dos seres humanos.
Benares, já naquela época era um centro religioso. Ali, Buda deu sua primeira palestra - o famoso Sermão de Benares, que contém os elementos mais importantes de seus ensinamentos. As rodas da instrução tinham sido postas em movimento.
Desde o início os seguidores de Buda se dividiram em dois grupos; os leigos e os monges, cada um com seus próprios deveres.
Para Buda, um ponto de partida óbvio é que o ser humano é regulado por uma série de renascimentos em que todas as ações têm conseqüências; o princípio propulsor por trás do ciclo nascimento-morte-renascimento, são os pensamentos do homem, suas palavras e seus atos (carma). Podemos sentir que nosso passado nos alcançou. É essa mesma idéia que percorre o Hinduísmo e o Budismo, onde vêm essa relação como algo estritamente regulado - e que se estende de uma vida à outra. O tipo de vida em que o indivíduo vai renascer, depende de suas ações em vidas anteriores; não existe destino cego, portanto é tão impossível ao ser humano fugir do seu carma, quanto escapar de sua própria sombra. Enquanto o ser humano tiver um carma a cumprir, ele estará fadado a renascer.
Com base na própria experiência, Buda acreditava que o homem deve evitar os extremos da vida. Não se deve viver, nem no prazer extravagante, nem na autonegação exagerada. Ambos os extremos acorrentam o homem ao mundo, e assim, à roda da vida, o caminho para dar fim ao sofrimento é o caminho do meio, e Buda o descreveu em oito partes:
  1. Perfeita compreensão
  2. Perfeita aspiração
  3. Perfeita fala
  4. Perfeita conduta
  5. Perfeito meio de subsistência
  6. Perfeito esforço
  7. Perfeita atenção
  8. Perfeita contemplação
Para a vida diária o Budismo tem cinco regras de conduta:
  1. Não fazer mal à nenhuma criatura viva
  2. Não tomar aquilo que não lhe foi dado (não roubar)
  3. Não se comportar de modo irresponsável nos prazeres sensuais
  4. Não falar falsidades
  5. Não se entorpecer com álcool ou drogas
Essas regras de conduta costumam ser chamadas de cinco mandamentos, porém o Budismo não reconhece nenhum ser superior capaz de dar ordens à humanidade sobre como viver. Assim as regras não dizem farás isso ou não farás aquilo, elas simplesmente são formuladas da seguinte maneira: Tentarei ensinar à mim mesmo a não fazer mal a nenhuma criatura viva e assim sucessivamente, nos outros quatro mandamentos.
Outras regras mais estritas
Alguns leigos se submetem a uma disciplina mais restrita, com o fito de apressar a sua iluminação seguindo as mesmas regras que se aplicam aos monges e monjas; neste caso as cinco regras passam a incluir, por exemplo, a abstinência sexual (celibato). Aí somam-se outras cinco regras:
  • Não comer em horas proibidas (por exemplo, após o meio-dia)
  • Afastar-se de todos os divertimentos mundanos
  • Abdicar de todos os luxos (como jóias, perfumes, etc..)
  • Não dormir numa cama macia nem larga
  • Não aceitar nem possuir ouro, prata ou dinheiro

TAOÍSMO

O Taoísmo se baseia num livro chamado Tao Te Ching , o livro do Tao e do Te. Tao (ordem do mundo) e Te (força vital) são antigos conceitos chineses, aos quais Confúcio deu uma interpretação um pouco diferente.
O Tao Te Ching, é um livrinho de apenas 20 ou 25 páginas, dividido em 81 capítulos. Ninguém sabe ao certo quem o escreveu, mas diz a lenda que foi o filósofo Lao-Tsé, que viveu no século VI a.C., tendo sido mais ou menos contemporâneo de Confúcio. As histórias sobre a vida de Lao-Tsé são muitas e variadas, e os historiadores não têm certeza sequer se ele de fato existiu. Feita esta advertência, a seguir, vamos nos referir à Lao-Tsé como o autor do Tao Te Ching.
TAO - O Grande Princípio
Para Confúcio, o Tao era a suprema ordem do universo, que o homem tinha que seguir. Lao-Tsé, também concebia o Tao como a harmonia do mundo, especialmente do mundo natural. Só que ele foi mais além: o Tao é a verdadeira base da qual todas as coisas são criadas, ou da qual elas jorram. Várias vezes o Tao é descrito como o Céu, isto é, como algo divino, embora não seja um deus pessoal.
A diferença mais importante entre a concepção de Lao-Tsé sobre o Tao e as outras, é que Lao-Tsé acreditava ser impossível descrever o Tao de maneira direta e racional. O Tao que pode ser descrito, não é o Tao real, disse ele Isso significa que o homem não pode investigar ou estudar a verdadeira natureza do Tao, não pode usar o intelecto para compreendê-lo. Ele deve meditar, imerso numa tranqüilidade sem nexos e esquecer todos os seus pensamentos a respeito de coisas externas, como o lucro e o progresso na vida. Só então irá alcançar a união com o Tao e será preenchido pelo Te, a força vital.
O Taoísmo implica passividade e não atividade. Para um sábio taoísta, a ação mais importante é a não-ação. Isso obviamente tem uma grande influência em sua visão comunitária. Enquanto Confúcio desejava educar o homem por meio do conhecimento, Lao-Tsé preferia que as pessoas permanecessem ingênuas e simples, como crianças. Enquanto Confúcio ansiava por regras e sistemas fixos na política, Lao-Tsé acreditava que o homem deveria interferir o mínimo possível no desdobramento natural dos fatos. Confúcio queria uma administração bem ordenada, mas Lao-Tsé acreditava que qualquer administração é má. Quanto mais leis e mandamentos existirem, mais bandidos e ladrões haverá, diz o Tao Te Ching.
O líder, devia ser um filósofo, e sua única tarefa era que sua passividade e seu distanciamento servissem de exemplo para os outros.
A caridade ativa não faz sentido para um taoísta. Mas ele tem uma boa vontade sem limites com todos os outros, sejam eles bons ou maus.
Alguns discípulos de Lao-Tsé direcionaram o misticismo natural para aspectos mais mágicos. Foram esses elementos de magia que encontraram maior ressonância entre as massas, ao se incorporarem às crendices e feitiçarias de tempos antigos. Por exemplo, Lao-Tsé acreditava que quando um indivíduo permanece passivo, preserva sua força vital por longo tempo, mantendo-a saudável e pura. Mais tarde, algumas pessoas começaram a interpretar essa idéia como a possibilidade de alcançar uma longevidade cada vez maior, e passaram a se interessar em se tornar imortais. Filósofos taoístas, além de meditar, exercitavam práticas mágicas e tentavam descobrir o Elixir da Vida Eterna.
Lado a lado com o taoísmo filosófico, foi se desenvolvendo uma religião popular, baseada em Lao-Tsé, mas que também tinha seus próprios deuses, templos, sacerdotes e monges . Havia rituais complexos, em parte inspirados pela prática budista, com procissões, oferendas de alimentos aos deuses e cerimônias em honra dos vivos e dos mortos.

XINTOÍSMO

No Japão, a antiga religião nacional é o xintoísmo. A partir de 500 d.C., o xintoísmo enfrentou dura competição com o Budismo, e as duas religiões acabaram por influenciar uma à outra. Não é raro, no Japão, o uso alternado de várias religiões. Uma criança pode ser abençoada pelos deuses num ritual xintoísta e ser enterrada num ritual budista. O casamento pode se realizar numa igreja cristã. Essa mistura de religiões, encontrou expressão modernamente numa série de novas seitas, cultos e comunidades religiosas, o que levou o Japão moderno a ser chamado de Laboratório Religioso.
Diferentemente do Cristianismo e do Islã, o Xintoísmo não tem um fundador. É tipicamente uma religião nacional, que ao longo dos séculos adotou tradições de várias outras religiosidades. Ela não conta com nenhum credo ou código de ética expressamente formulado. A essência do xintoísmo são a cerimônia e o ritual, que mantêm contato Dom o divino.
Costuma-se dizer que o xintoísmo possui diversos milhões de deuses ou kamis, que se manifestam sob a forma de árvores, montanhas, rios animais e seres humanos. Só que a palavra kami também pode ser traduzida como espírito. O culto aos espíritos naturais e ancestrais sempre foi fundamental para o xintoísmo, desde os dias em que o Japão ainda era uma sociedade agrária. O culto aos antepassados se difundiu particularmente sob a influência do Confucionismo Chinês.
No princípio, segundo a mitologia japonesa, um casal divino, Izanagui e Izanami, desceu do céu e gerou as filhas japonesas, depois o resto do mundo e tudo que há nele, e por último uma série de deuses, os kamis. Destes, o mais importante era a deusa do sol, Amaterasu. Os outros kamis, se estabeleceram na terra e conceberam os primeiros seres humanos. Mas a sociedade humana precisava de ordem e comando, e por isso o neto de Amaterasu foi enviado à terra. Um de seus descendentes se tornou o primeiro imperador do Japão. Assim, todos os japoneses têm origem divina, mas em especial o imperador, que é descendente da própria deusa do sol.
Aos poucos foi ocorrendo uma mudança: em vez de adorar os kamis do falecido imperador, passou-se a adorar o próprio imperador. Ele era uma kami vivo.
A origem do culto ao imperador se explica , em parte, pelas condições políticas do século passado. O Japão estava ameaçado pelo expansionismo ocidental e sentiu a necessidade de reforçar no povo o caráter nacionalista. As mesmo tempo, a autoridade do imperador tinha sido solapada por líderes militares, os xoguns, que detinham o poder.
Em 1867, um golpe de Estado, deu ao imperador Meiji, o controle do país; ele iniciou então uma renovação política e religiosa. O xintoísmo, se tornou a religião estatal, ao passo que templos budistas foram derrubados e vários elementos budistas foram expurgados da cultura xintoísta.
A religião ficou então totalmente vinculada ao nacionalismo. Um exemplo: o xintoísmo era a ideologia dos pilotos suicidas japoneses (Kamikaze quer dizer vento divino). Cada soldado que morria nas guerras era imediatamente transformado num kami, e em sua honra se realizavam cerimônias nos templos xintoístas.
O culto é observado tanto no lar como nos templos, dos quais há cerca de 20 mil; Antes administrados pelo governo imperial, os templos são hoje organizados em associações, com líderes eleitos pelo voto.
O Templo xintoísta não é um local de pregações. É a morada de um kami, o lugar onde este é cultuado segundo certos rituais prescritos.
Originalmente, as cerimônias eram realizadas pelo chefe da família ou do clã; num nível mais alto da escala social, por um príncipe ou pelo próprio imperador. Esse sacerdócio hereditário foi abolido quando o imperador elevou o xintoísmo condição de religião estatal e transformou os sacerdotes, em funcionários públicos.
Hoje, os sacerdotes em tempo integral ou parcial são nomeados pela organização dos templos. A maioria deles é casada e tem também um emprego secular. Após a guerra, as mulheres passaram a ser elegíveis para o sacerdócio. 

FONTEhttp://www.geocities.ws/umbandaracional/religioes.html

 

CONFUCIONISMO

CONFUCIONISMO: a sabedoria dos antigos
Confúcio nasceu em 551 a.C., no pequeno estado de Lu, situado na atual província do Shandong e governado por descendentes do duque de Zhou, importante governante e filósofo. É quase certo que Confúcio pertencia a uma família aristocrática e, por certo período, teria exercido algum cargo público; mesmo assim, viveu sempre em humildes condições e aprendeu atividades manuais que eram desprezadas pelos nobres. Consta também que foi um dos primeiros professores profissionais da China e que vários de seus discípulos ocuparam cargos relevantes na administração estatal. Pela metade de sua vida, viajou para o norte, tentando persuadir os senhores feudais a governar conforme seus ensinamentos, mas não teve grande sucesso, embora fosse respeitado por todos.
O que hoje conhecemos do pensamento de Confúcio encontra-se numa pequena coletânea chamada Lunyu ou discursos, que não é um tratado sistemático mas uma reunião de frases lembradas pelos seus discípulos e a ele atribuídas, que foram organizadas num volume, alguns anos após sua morte. O texto atual, porém, seria o resultado de outras elaborações do séc. II a.C.
Um grande discípulo de Confúcio, morto em 479 a.C., foi Mêncio (371- 289 a.C.) que organizou sistematicamente os pensamentos do mestre.
Pensamentos de Confúcio
Confúcio declarava ser somente um repetidor da antiga via ensinada pelo duque Zhou e sustentava que era necessário voltar às origens da sociedade dos Zhou para resolver os problemas do seu tempo. Na realidade, ele foi um inovador dessas antigas teorias.
O pressuposto do pensamento confucionista é que o homem pode atingir a perfeição através da educação e, conhecendo o caminho dos antigos, chegar a uma vida virtuosa que lhe permita comportar-se corretamente, conforme seu papel na sociedade.
1) Formação
O ponto de partida é a formação do indivíduo. Através do ensinamento e da autodisciplina, o indivíduo chega ao conhecimento e à prática da virtude; descobre sua autêntica natureza, interioriza as disposições do Tian (Céu) , podendo assim agir com espontaneidade, sem necessidade da coação de leis para fazer o bem. Chegando a esse ponto, ele é um homem superior ou verdadeiro e tem o poder de influenciar positivamente sobre os outros, transformando-os.

Sacerdote taoísta durante um rito Jiao
2) Família
O primeiro âmbito em que o ser humano se forma e aprende a agir com autenticidade é a família.
O filho aprende com os pais, especialmente no exercício da piedade filial (xiao), ou seja, o filho deve aos pais respeito, obediência, deferência, sustento na velhice, enquanto o pai dá ao filho, proteção e ajuda em sua formação.
3) Sociedade
O segundo âmbito é a sociedade, onde se aprendem e se praticam as virtudes sociais, sobretudo, a justiça (yi), a generosidade para com os outros, o perdão (shu) e a benevolência (ren). Esta última é uma virtude fundamental no pensamento confucionista, cujo extenso significado compreende tudo o que torna o homem verdadeiramente bom.

4) Estado
É no Estado, que coincide com sociedade ou mundo civil, em contraposição a uma condição de não civilização, que o homem aprende e pratica a virtude da lealdade-fidelidade (zhong).
Os súditos, especialmente os funcionários públicos, devem ser leais ao soberano que, por sua vez, se compromete em administrar o Estado e governar o mundo, não por uma rigorosa aplicação das leis, mas pelo exercício das virtudes. Se o soberano for virtuoso, o Estado permanecerá estável, a sociedade irá se manter ordenada, a família viverá na harmonia; da mesma forma, se as relações familiares forem corretas, a ação na sociedade também o será e o mundo viverá em paz.

Oferta de alimentos a Tudigong
E bom frisar ainda que a família e Estado-mundo são semelhantes: o Estado é uma grande família abrangente em cujo vértice está o rei , o Filho do Céu (Tian) que governa seus súditos como um bom pai.
No confucionismo, as duas virtudes mais importantes são: a benevolência (ren) que emana do coração, centro da personalidade, e torna o homem verdadeiramente homem e a maneira correta de agir e de relacionar-se com os outros (li).
Sem o ren, vive-se o formalismo, sem o li, cai-se na rudeza e na barbárie. As ações humanas virtuosas feitas com o ren e o li são o cumprimento das ordens do Tian (Céu) que se difundem sobre a terra, tornando-a humana e fazendo emergir as normas e os princípios que permeiam a realidade.
Síntese do pensamento confucionista
Com as últimas afirmações, entramos já numa interpretação do pensamento original de Confúcio, elaborada especialmente por seus discípulos Mêncio e Dong Zhongshu. Nessa síntese, aparecem de maneira sistemática, as relações no interior de uma tríade confucionista: o Céu que cobre e produz, a Terra que alimenta o Homem, único ser que pensa e possui uma vontade consciente.

Devoto da divindade budista Guanyin, cumprindo seus votos feitos aos espíritos
O homem, porém, é entendido não como indivíduo, mas como gênero humano que é representado e encarnado no imperador, o Filho do Céu. O soberano governa por um mandato que lhe é concedido pelo Céu (Tianmings) e somente permanecendo em harmonia com ele, consegue manter a boa ordem da sociedade e da natureza. Assim, compreende-se o homem, ao mesmo tempo, subordinado a uma ordem que lhe é superior e artífice da harmonia entre o céu e terra, entre a sociedade a natureza.
Se o homem, em particular o imperador, transgredir as normas que regulam o universo, acontecerão catástrofes e tragédias, sinais de que o mandato do Céu foi revogado e o que o povo pode se revoltar e substituir o imperador por outro mais digno.
Nessa visão, o imperador é o sacerdote supremo daquela que podemos chamar de religião do Estado confucionista. Somente o imperador, na ausência do povo, pode oferecer sacrifício ao Céu e à Terra e promulgar o calendário, que não é simplesmente uma ordem cronológica mas um elenco dos deveres rituais que permitem a manutenção da harmonia no universo e no progresso da vida humana e social.
A vida além da morte
Entre as várias práticas rituais, privilegia-se o culto aos antepassados, considerado a base primordial da "religião dos chineses". Os mortos não se transformam em divindades mas são venerados como antepassados que ainda pertencem à família ou ao clã.

Estátua de um Grande General, uma das numerosíssimas divindades populares taoístas (Taiwan)
O culto é presidido pelo chefe da família ou do clã e realizado numa sala-templo ou simplesmente diante do altar, colocado no interior da casa, sobre o qual são expostas as tabuinhas com o nome dos antepassados.
Isso alimenta a piedade filial, que se prolonga além da morte, não somente como maneira de superar o trauma da dor, mas sobretudo, como maneira de reintegrar o defunto à unidade familiar: o antepassado continua sobrevivendo e tendo seu lugar nas gerações futuras.
O objetivo é perpetuar e reforçar a organização familiar e do clã, que poderia se perder com o passar do tempo e das gerações, mantendo viva, na consciência do indivíduo, sua pertença a um grupo histórico mais amplo.
Muito se discutiu sobre o verdadeiro caráter do culto dos antepassados, isto é, seria ele simplesmente um rito civil, com a função de manter a unidade familiar, base da sociedade chinesa, ou teria também um significado religioso, favorecendo uma experiência mística de comunhão com o espírito dos mortos?
Confucio continua vivo
"Nós queremos utilizar os ensinamentos de Confúcio para acelerar os programas de modernização". Assim falou o presidente da "Sociedade Chinesa para a Educação" num encontro nacional em 1984. Dez anos antes, os ativistas da "Revolução Cultural" quiseram arrancar pela raiz toda tradição confucionista, destruíndo até o túmulo do sábio. Depois da morte de Mao Tse-tung ( 9 de setembro de 1976), Confúcio voltou a dominar, em sentido moral, a vida da China. Hoje, até as máximas autoridades políticas lembram Confúcio, apresentam-no como símbolo da identidade chinesa e consideram suas idéias uma ajuda muito válida para a modernização do país.

Chinês em oração
Na Ásia, muitos consideram o confucionismo um fator importante no progresso acelerado dos cinco "tigres" do Extremo Oriente: Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura. Outros não concordam, pois acham que o confucionismo, com sua doutrina feita de ritualismo e de respeito à tradição, torna-se um obstáculo a todo esforço de renovação e de modernização.
Discussões à parte, o confucionismo retomou sua vitalidade não somente na China e em Taiwan, como também em todo o Extremo Oriente. No Japão, por exemplo, ultimamente, diante da decadência da vida política e dos escândalos que a marcaram, sente-se a necessidade de voltar a Confúcio e aos valores que ele colocou à base de toda autoridade e de todo poder: o governo deve ser fundado não na força bruta, nos vínculos de sangue e no interesse pessoal, mas no exemplo moral que os governantes oferecem. Em sua ação, eles devem dar mais importância não ao progresso econômico, mas à educação do povo à virtude, à estabilidade das famílias, à harmonia entre todas as classes sociais.
Em Cingapura também o confucionismo voltou como doutrina de pública moralidade, sendo ensinado nas escolas e encontrando muito espaço na mídia.

FONTE http://www.pime.org.br/mundoemissao/relgconfucion.htm
POSTADO POR RAFAEL SCHUBERT 6ºA

afro-brasileiros

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS


CANDOMBLÉ

Candomblé é uma das religiões afro-brasileiras praticada principalmente no Brasil mas também em países adjacentes como Uruguai, Argentina e Venezuela.
A religião foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás, sua cultura, e seus dialetos, entre 1549 e 1888.
Embora confinado originalmente à população de escravos, proibido pela igreja Católica, e criminalizado por alguns governos, o Candomblé prosperou nos quatro séculos, e expandiu consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. É agora uma das religiões principais estabelecidas, conseguidores de todas as classes sociais e dezenas de milhares de templos.
Na cidade de Salvador existem 2230 terreiros registrados na federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros. Entretanto, na cultura brasileira as religiões não são vistas mutuamente como exclusivas, e muitos povos de outras crenças religiosas participam em rituais do Candomblé, regularmente ou ocasionalmente. Orixás do Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro.
Crenças: Candomblé pode ser considerada uma religião monoteista, onde a palavra de Deus é traduzida nas várias línguas utilizadas em seus rituais. Os Orixás, Voduns e Inkices não são considerados deuses e nem são comparados à Deus, também é considerado uma forma de espiritualismo por cultuarem outros espiritos, derivados das religiões africanos.
Os Orixás da Mitologia Yorubá, foram criados por um Deus supremo, Olorun(Olorum) dos Yorubá;
Os Voduns da Mitologia Fon ou Mitologia Ewe, foram criados por Mawu o Deus supremo dos Fon;
Os Inkices da Mitilogia Bantu, foram criados por Zambi, Zanbiapongo Deus supremo e criador.


QUIMBANDA

É um culto afro-brasileiro, derivado da Umbanda, que tem como linha principal a devoção aos Exus e Pomba-Giras, consideradas entidades inferiores pelos umbandistas. Adota suas próprias práticas, como o sacrifício rituais de animais e a utilização de voduns.


UMBANDA

Uma aproximação entre o espiritismo, o cristianismo, as religiões indígenas e as religiões afro-brasileiras.
Na umbanda, os orixás do candomblé são cultuadas. Os guias, entidades espirituais, se apresentam na forma de espírito indígena, pretos velhos ou pomba-gira que dão conselhos e passes. Surgida no Rio de Janeiro na década de 1920 é uma mistura de elementos religiosos afro-brasileiros e do espiritismo - um sincretismo religioso.



TAMBOE DE MINA

Mina é a denominação de uma religião afro-brasileira ocorrente principalmente no Maranhão,onde se cultuam voduns (entidades da religião de Mina, tidas como anscestrais da família real do reino de Daomé), Orixás (entidades dos cultos afro-brasileiros de origem Iorubana) e Cablocos (entidades que não são íncluidas nas categorias Vodum e Orixá). 
 Fonte:http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca12.htm
 Publicado por:Pedro Henrique